terça-feira, 22 de junho de 2010

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Tomar sol é importante para um envelhecimento saudável, sugere estudo.

Um estudo apresentado esta semana no encontro Biologia Experimental 2010, da Sociedade Americana de Nutrição, sugere uma associação entre maiores níveis de vitamina D - nutriente produzido pelo organismo quando tomamos sol - e uma melhor função física, incluindo melhor saúde óssea e muscular, entre os idosos. Acompanhando, por quatro anos, mais de 2,7 mil idosos, especialistas notaram que aqueles com maiores níveis sanguíneos de 25 -hidroxivitamina D no início apresentavam melhores resultados em testes que incluíam velocidade de caminhada, capacidade de se levantar de uma cadeira e equilíbrio.

De acordo com os autores, os resultados não permitem concluir que a suplementação do nutriente ou uma alimentação rica em vitamina D - com laticínios fortificados e peixes oleosos - poderiam fortalecer os músculos e melhorar a qualidade de vida dos idosos, até porque é possível conseguir níveis suficientes do nutriente com a exposição adequada ao sol.

“As recomendações alimentares atuais são baseadas nos efeitos primários da vitamina D sobre a saúde óssea. É possível que maiores quantidades de vitamina D sejam necessárias para a preservação da força muscular e da função física, assim como outras condições de saúde”, destacou a pesquisadora Denise Houston, da Universidade Wake Forest. “Entretanto, estudos clínicos são necessários para determinar se aumentar as concentrações de 25-hidroxivitamina D através da dieta ou suplementos tem um efeito sobre esses resultados não-tradicionais”, acrescentou.

Fonte: boasaude

Um comentário:

  1. oi, sou presidente da união feminina de joana peres-baião PA, gostaria de sber por que eu não recebi aquela remessa da revista em que eu mandei um artigo falando sobre o jovem elionay jovem da ICEJP sendo que o artigo foi publicado. atenciosamente: Maria Bertina M.Melo qualquer resposta envia para o ORKUT:annekeise@hotmail.com

    ResponderExcluir

 
©2010 Raquel Melo Por Blog dos Layouts